top of page

DIA'ANI

Erica Lobo | Designer de Interiores | Entrevista para Melissa Cardoso da Silva | Dia'ani Spotlight

Erica Lobo - Designer de Interiores


"...as cores podem ser utilizadas estrategicamente para estimular os ambientes de modo que seja possível melhorar a produtividade no home office, aumentar a disposição e, entre outras coisas, induzir ao relaxamento"

Hoje tivemos o prazer de conversar com a Erica Lobo sobre design de interiores - aqui está o que aprendemos!

Como um profissional de design de interiores especializado em cores e decoração contemporâneas, qual é o seu método para incorporar elementos ousados e criativos em seus projetos, enquanto ainda mantém uma sensação de harmonia e funcionalidade no espaço?

Como o próprio nome diz, a decoração contemporânea é um estilo atual, que está sempre em busca de novidades e, por isso, se atualiza constantemente, de acordo com as tendências mais recentes.


Neste estilo, questões como funcionalidade, praticidade, conforto e design dinâmico passam a ficar em primeiro plano; o resultado é um visual clean, com elementos marcantes e ousados que garantem sofisticação e elegância nos meus ambientes.


..."as cores têm grande papel em dar personalidade aos projetos e as pessoas"

Na sua experiência, como as cores podem afetar emocionalmente as pessoas dentro de um ambiente? Você poderia compartilhar exemplos de como você usa a psicologia das cores para criar atmosferas específicas em diferentes tipos de espaços, como residências, lojas ou escritórios?

As cores têm a capacidade de ampliar espaços, trazer mais tranquilidade ou inquietação, proporcionar impressões de profundidade e até auxiliar na iluminação do ambiente. Portanto, as cores têm grande papel em dar personalidade aos projetos e as pessoas.


Em casas e apartamentos, as cores podem ser utilizadas estrategicamente para estimular os ambientes, de modo que seja possível melhorar a produtividade no home office, aumentar a disposição e, entre outras coisas, induzir ao relaxamento. Portanto, dentro de um círculo cromático há inúmeras possibilidades de trazer sensações por meio da aplicação planejada de tons em cada ambiente.


aproximando a seleção de cores

Como você aborda a seleção de cores para um projeto de design de interiores contemporâneo? Você se inspira em tendências atuais, na personalidade do cliente ou em outras fontes? Como você equilibra a expressão criativa com a durabilidade e o apelo duradouro das escolhas cromáticas?

-A maior parte das cores usadas nos ambientes contemporâneos são claras e neutras, especialmente branco, cinza, preto, bege e marrom. Nos detalhes, contudo, há o uso de cores mais vivas, como amarelo, laranja e vermelho, que podem aparecer em tons suaves.

-Na personalidade do cliente.

- Nas características de significados que as cores cromáticas representam e como elas desempenham no design.


 emoções ou efeitos visuais

Em sua opinião, qual é o papel das cores na expressão da identidade de um espaço? Como você colabora com os clientes para traduzir sua visão pessoal em escolhas de cores que reflitam sua personalidade e estilo de vida dentro do contexto da estética contemporânea?

A cor pode evidenciar um determinado volume ou detalhe construtivo ou mimetizar visualmente determinados aspectos do espaço. Pode também propiciar um conjunto de emoções ou efeitos visuais.


seleção estratégica

Além de apenas aprimorar a estética visual, como você acredita que as escolhas de cores podem influenciar a funcionalidade e a utilidade de um espaço? Você poderia compartilhar exemplos de como você otimizou a eficiência de um ambiente através da seleção estratégica de cores e esquemas de decoração contemporânea?

A partir do questionamento, definiu-se o objetivo geral: identificar a relação da cor nos hábitos de consumo dos CLIENTES e os objetivos específicos: esclarecer estudos sobre a percepção fisiológica das cores, percepção simbólica, assim como suas características psicológicas, a utilização da cor no material gráfico, os comportamentos e hábitos do CLIENTE - juntamente com seu perfil e os efeitos que as cores causam na elaboração do projeto.


Erica Lobo | Designer de Interiores


Melissa Cardoso da Silva (Vamos conversar!)

Dia'ani: diaanitv.com



Comments


bottom of page